Leia: Hebreus 11:8-13 | A Bíblia em um ano: Provérbios 16–18; 2 Coríntios 6

Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as… v.13

Durante uma discussão sobre o filme da trilogia O Senhor dos Anéis, um adolescente disse que prefere suas histórias em livros ao invés de filmes. Quando perguntado o porquê, o jovem respondeu: “Com o livro, posso ler e permanecer nele o tempo que quiser.” Há algo a ser dito sobre o poder de demorar-se num livro, especialmente na Bíblia, e “viver” suas histórias.

Muitas vezes, Hebreus 11 é chamado de “o capítulo de fé” da Bíblia, que menciona 19 pessoas pelo nome. Cada uma delas percorreu um caminho de dificuldade e dúvida, mas escolheu obedecer a Deus. “Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra” (v.13).

É fácil nos apressarmos em nossa leitura da Bíblia sem refletir sobre as pessoas e acontecimentos no texto. Os afazeres que impomos a nós mesmos nos impedem de aprofundarmos na verdade de Deus e do Seu plano para nossa vida. No entanto, quando estamos dispostos a nos demorarmos por algum tempo, nos envolvemos com os dramas da vida real de pessoas que, como nós, escolheram investir sua vida na fidelidade de Deus.

Quando abrimos a Palavra de Deus, é bom nos lembrarmos que podemos “permanecer” nela o tempo que quisermos.

Permaneça na Palavra de Deus e você encontrará histórias de fé.

Deixe um comentário