Webmail
Search

Para que serve a família?

Para que serve a família?

Texto: Gênesis 2:18

Introdução

Uma jornalista americana escreveu um artigo com o título: EU NÃO PRECISO DE UM LAR.  Em seu arrazoado ela diz: Para que preciso de um lar? Nasci em um hospital. Fui educada em uma escola. Almoço em um restaurante. Tenho meu lazer em um clube. Fui cortejada em um automóvel. Faço sexo em um motel. Afinal de contas, para que preciso de um lar?

A verdade é que o lar e a família estão em baixa nos últimos tempos. A própria sociedade se encarrega de minar suas forças e subestimar sua importância. Veja a televisão, por exemplo. Quanta podridão, quanta imoralidade, quando lixo jogado em nossos lares todos os dias.

Por esta razão, o conceito de lar se torna, cada vez mais, aviltado, como aconteceu com a jornalista acima mencionada. Mas, eu quero dizer que isto não é verdade.

 

Ilustração

Um mestre do Oriente viu quando uma cobra estava morrendo queimada e decidiu tirá-la do fogo, mas quando o fez, a cobra o picou. Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo no fogo e estava se queimando de novo. O mestre tentou tirá-la novamente e novamente a cobra o picou. Alguém que estava observando se aproximou do mestre e lhe disse:

— Desculpe-me, mas você é teimoso! Não entende que todas as vezes que tentar tirá-la do fogo ela irá picá-lo?

O mestre respondeu:

— A natureza da cobra é picar, e isto não vai mudar a minha, que é ajudar.

Então, com a ajuda de um pedaço de ferro o mestre tirou a cobra do fogo e salvou sua vida.

Não mude sua natureza se alguém te faz algum mal, não perca sua essência; apenas tome precauções.

Alguns perseguem a felicidade, outros a criam.

Preocupe-se mais com sua consciência do que com a sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você. Nossa família não depende do que os outros pensam, e sim de quem de verdade somos.

 

A família nunca vai perder o seu valor. Ela é fundamental e necessária. Antes de tudo, é preciso dizer que a família é uma ideia de Deus. Foi Deus quem a instituiu e ela deve cumprir os propósitos para os quais foi criada.

Quero aproveitar, então, para compartilhar com você alguns conceitos bíblicos sobre a família e o propósito para o qual foi criada.

 

F.T.: A família é lugar de…

  1. I) Companheirismo

 

Não é bom que o homem esteja só

A família é a solução de Deus para a nossa necessidade de companhia. Adão tinha tudo o que queria. Vivia em um ambiente perfeito, mas Deus viu que lhe faltava uma companhia.

Isto é verdade, também, em sua vida. Seja casado ou solteiro, você precisa ter relacionamentos significativos e ter pessoas que se preocupem com você. De acordo com as palavras de Salomão, a solidão será sempre uma anomalia: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Pois se caírem, um levantará o seu companheiro, mais ai do que estiver só, pois caindo, não haverá quem o levante”(Eclesiastes 4.9-10).

Portanto, não há como negar. A família é a providência de Deus para suprir nossa necessidade natural de relacionamentos.

 

F.T.: A família é lugar de…

 

  1. II) Apoio

 

Eu lhe farei uma ajudadora

Muita gente interpreta esse texto, colocando a mulher numa posição de desvantagem, como se fosse um ser de segunda categoria, já que foi criada para ser uma ajudadora do homem.  Entretanto, é preciso entender que a palavra “ajudadora” que, em algumas versões, é traduzida como “adjutora” não tem nenhum sentido pejorativo. Na verdade, a ideia que está contida neste vocábulo é a de “ajuda indispensável”, ou seja, uma ajuda que, se não for prestada, a vida do outro se torna inviável. A palavra “ajudadora” vem de um vocábulo hebraico cuja raiz é “ezer”, que significa “ficar à volta”, “proteger”. Esse termo aparece várias vezes no Antigo Testamento sendo que, na maioria das vezes, refere-se a Deus como ajudador daqueles que estão em situações de necessidade (Ebenezer).

Eva foi criada para ficar ao lado de Adão servindo de proteção e suporte. Esse é o propósito de Deus para toda a família. Cada um precisa estar ao lado do outro, como auxiliar, nas diferentes circunstâncias.

Os membros da sua família são os que mais têm afinidades com você. Eles torcem por você. São um apoio nos momentos de adversidade.

Há momentos em que você precisa de um abrigo.  Necessita de alguém que cuide de você. Em momentos assim é indispensável o apoio de sua família

Esta é a razão pela qual os conflitos familiares devem ser evitados. Se o ideal de Deus é que os lares sejam abrigos, quando há conflitos as coisas se invertem. O lugar de aceitação se torna o lugar de rejeição. O abrigo contra a tempestade se transforma no centro da tempestade. Eis, aí, a grande tragédia.

 

F.T.: A família é lugar de…

 

III) Correspondência

 

“Que lhe seja adequada”

A expressão “que lhe seja adequada” que algumas versões traduzem por “que lhe seja idônea” vem de uma palavra hebraica que significa “corresponde a”. Por isso, a versão NVI optou por “que lhe corresponda”.

Corresponder é responder de acordo com a expectativa, ser adequado, retribuir. Deus criou o homem com algumas expectativas que devem ser atendidas pela mulher. Da mesma forma a mulher foi criada com expectativas que devem ser atendidas pelo homem. E isso vale para toda a família.

Cônjuges, pais, filhos e irmãos devem estar conscientes de que é impossível viver em família se cada um não se preocupar em atender as expectativas uns dos outros.

 

Ilustração

Um homem passou em frete a uma casa e viu um cachorro, preso por trás das grades do portão e pensou: Que pena,  esse cachorro não tem liberdade. Nunca saberá o que é andar solto, sem correntes, livre para ir onde quiser. Coitado desse cachorrinho. Olha os outros cachorros na rua, como estão felizes, brincando com outros cachorros. Estão se divertindo.

 

Porém, aquele mesmo cachorro tinha um lar, uma família que o amava, estava com suas vacinas em dia, estava limpo, protegido contra o frio, o sol abrasador, bem nutrido e feliz com seu dono. Afinal, ele tinha uma família que o cercava de carinho e proteção.

 

Então, este homem da ilustração é o Diabo. Ele quer convencê-lo de que as normas de Deus são muito restritivas, que lhe aprisionam, que lhe priva de alegria, isso é uma mentira. Na verdade é apenas uma maneira sábia de Deus nos proteger contra os perigos desse mundo mal.

 

Conclusão

 

A família foi instituída para ser um suporte adequando para o ser humano.

A família jamais poderá cumprir seu papel se não forem resolvidas as questões que provocam conflitos e incompatibilidades.

Que cada família busque o aperfeiçoamento para o cumprimento pleno de seu papel, cada um procurando fazer a sua parte.

 

Aplicação

– Como vai a sua família? Ela está cumprindo o propósito para o qual foi criada?

– Como está o companheirismo?

– É a sua família um lugar onde as pessoas se sentem protegidas e apoiadas?

– Você tem procurado atender as expectativas de seus familiares?

 

Faça da sua família um local de proteção e apoio.

 

Está disposto em cumprir esse desafio?




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *