Webmail
Search

A IGREJA E A INÉRCIA

A IGREJA E A INÉRCIA
Texto: Tiago 4:8a
Propósito Geral: ALENTO / MOTIVACIONAL
Propósito Específico: Incentivar na Igreja o desejo de se por em movimento, rompendo a frieza da inércia e buscando alcançar os objetivos de Cristo o Senhor da Igreja.
Oração de Transição: Para estar em movimento é preciso…
INTRODUÇÃO
Fui incomodado por Deus e confesso que foi maravilhoso. Quando somos incomodados por Deus, significa pensar que Ele se importa conosco, e não deseja que as coisas continuem como estão.
Não sei se você já experimentou esse mesmo sentimento, de ter sido incomodado por Deus enquanto dormia, ou durante o dia, mas acredito que seja uma sensação muito boa.
Durante uma madrugada, o Senhor me incomodou durante o sono com uma palavra INÉRCIA.
Acordei e saí em busca de definições para aquilo que na minha percepção, Deus estaria me dizendo. Percebi que na FÍSICA, INÉRCIA seria a primeira lei de Newton, ou seja, é a capacidade de resistir à mudança de movimento. Se um corpo está parado, a menos que lhe seja submetido alguma força, esse corpo permanece parado.
Já na QUÍMICA, seria entendido como a resistência de alguns materiais em reagir com os outros. Na tabela periódica, os gases nobres são considerados inertes, ou seja, não reagem quimicamente.
Passando ainda por outra vertente, e aqui a do processo civil, pois no CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, lemos em seu artigo 2º o chamado PRINCÍPIO DA INÉRCIA, ou seja, para que haja a intervenção oficial do juízo, é necessário que ocorra a manifestação de iniciativa da ação por parte da pessoa interessada.
Enfim, o que nós abstraímos nesses conceitos, parece que redunda em uma única questão, INÉRCIA pode ser lida como APATIA, ESTAGNAÇÃO, INATIVIDADE, LETARGIA, IMOBILIDADE, MARASMO, DESÂNIMO, PROSTRAÇÃO, INDIFERENÇA, FRIEZA E INSENSIBILIDADE.
Tais adjetivos sendo definidos para o povo de Deus me parecem não serem agradáveis.
Se alguém diz para mim que eu sou insensível, indiferente, apático e outros, penso que me sentiria bastante triste por acreditar que eu não sou assim. Acredito que qualquer pessoa aqui nesta noite, teria o mesmo sentimento, mesmo que estivesse enfrentando um quadro de ansiedade ou depressão, ninguém gosta, ou deseja permanecer nessa situação.
Então, inércia pode ser descrita como a falta de movimento ou de atividade. É uma palavra amplamente usada na física para descrever que um determinado corpo, ou objeto, tende a ficar parado a menos que alguma força externa atue sobre ele para colocá-lo em movimento. A inércia pode ser também comparada à preguiça, a frouxidão, ou a indolência – que é a falta de força ou de estímulo para atuar no momento da oportunidade. Podemos usar como exemplo um copo cheio de água sobre uma mesa. Ao sentarmos em frente à mesa e observarmos atentamente aquele copo, você e eu seremos capazes de entender sem muito esforço que o copo de si mesmo não tem poder para se erguer pelo ar levitando e então derramar a água na nossa boca. É necessário, portanto uma ação de uma força externa para mover o copo neste sentido. No caso você vai usar a força do seu braço para quebrar a inércia do copo (já que ele não consegue fazer isso sozinho) e então colocá-lo em movimento em direção a sua boca e derramar água para que você possa beber e matar a sua sede. Cada um de nós é capaz de saber que se não tomar a atitude de levantar o copo, o copo nunca, jamais se levantará sozinho.
Acredito então que é exatamente sobre isto que Deus quer falar aos nossos corações. A IGREJA E A INÉRCIA revelam que existe, e sabemos que existe um comodismo muitíssimo grande entre as pessoas na Igreja. Pessoas que se reuniram em um determinado santuário com o propósito de adorar a Deus, mas não fazem aquilo que se propõem, e o pior, sabem disso, mas não trabalham para mudar o quadro.
Portanto é tempo de mudança, é tempo de voltar ao princípio de tudo, é tempo de proclamar nossa gratidão dando movimento ao que está parado, e buscando reagir à inércia com ações que glorifiquem a Deus e abençoem Seu povo.
Para estar em movimento é preciso…
I. Que você se achegue a Deus: O texto que lemos trata de um assunto muito interessante que é o fato do apóstolo Tiago estar chamando a atenção da Igreja para a responsabilidade do pecado. O pecado nos distancia de Deus e de nossos irmãos. O pecado entristece e envergonha. Acredito que a inércia espiritual
na vida de qualquer pessoa está atrelada à prática do pecado, e aqui não há que se pensar que esse o aquele pecado é maior ou menor, e sim a responsabilidade de cada um pela prática do pecado, aquilo que desagrada Deus. Nossa inércia é muito parecida com o exemplo do copo, para ser quebrada será necessário aplicar uma força exterior, ou seja, necessita uma atitude. Algumas pessoas ao ouvirem isto, podem até chegar à seguinte conclusão “realmente isso é verdade, e a menos que Deus me ajude a buscá-lo jamais conseguirei romper a inércia espiritual da minha vida.” Isso é verdadeiro, mas tome cuidado para não cair em uma sutil artimanha daquele teu inimigo que não quer você buscando a Deus de jeito nenhum. As palavras de Jesus Cristo sempre foram as que impulsionaram os homens na direção de Deus. Jesus chegou ao paralítico e disse “levanta e anda”. E então chegou ao cego e disse”veja”, e ao coxo, e aleijado, “toma a tua esteira e anda”. Ao surdo falou, “abram-se os seus ouvidos”. E aos mortos deu voz de comando “ressuscitem, saiam para fora”. Aos mudos ordenou “falem”. Você vê isso na bíblia e algumas vezes também vê diante dos seus próprios olhos, e é por isso que o mesmo Jesus que disse aos paralíticos “levantem e andem” é o mesmo que disse a todos os homens “vinde a mim, me busquem”. Quando falamos em Igreja, falamos no povo de Deus que está caminhando com o Senhor ao seu lado. São famílias, homens, mulheres, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que pelos séculos – a partir da descida do Espírito Santo – têm procurado viver os ensinos de Jesus escritos nos evangelhos. A igreja começou pequena em Jerusalém, estendeu para a Judéia, Samaria e hoje alcança os confins da terra. Quem faz parte da Igreja? Eu, você… Todos nós que aceitamos Jesus como único Salvador, fazemos parte da Igreja, somos a Igreja. Se você começar a buscar a Deus baseado nas palavras de Jesus Cristo com perseverança, certamente, terá êxito na sua busca, pois a ordem divina já foi dada, Cristo já estendeu o seu braço desde a cruz, desde os céus, desde a eternidade, para nos salvar e redimir, e quando se entregou no Calvário, de uma vez por todas o Senhor quebrou e rompeu com a inércia espiritual que nos aprisionava bastando apenas hoje em dia você acreditar no Senhor, e confiando irrestritamente nas suas palavras que nos chamam ao Seu Encontro, marchar confiantemente rumo ao trono da graça para encontrar a misericórdia no tempo oportuno. Muitas pessoas estão sentadas “ah, se Deus me ajudar eu o buscarei”, mas tais pessoas estão atrasadas, mas o próprio Jesus nos disse a palavra de ordem “buscai-me e vivei” disse o Senhor. O Senhor Ele mesmo já colocou dentro do coração de cada um de nós, até mesmo do mais difícil entre nós, uma pequena capacidade para que possamos dar um pequeno passo como de um bebê inicial em buscar a Deus. Algumas vezes se você quer buscar a Deus apenas te falta uma coisa, atitude, posicionamento. Eu imagino que alguns às vezes estão esperando a visita de um anjo, ou um barulho, ou o que seja para começarem a buscar ao Senhor, mas uma coisa eu digo, as portas da salvação estão abertas hoje, entre por elas com louvores e ações de graças, tendo as sandálias descalçadas dos pés em humildade, temor, respeito e reverência a Deus. A inércia da Igreja em Tiago estava acontecendo, pois o mundo, suas vontades, seus propósitos e valores estavam nos corações das pessoas. Tal atitude fez com que as pessoas se distanciassem de Deus. Tiago nos chama à reflexão do que é mais importante para qualquer pessoa “achegai-vos a Deus…” Tal afirmação vai muito mais além do que simplesmente um ato de força que põe o objeto em movimento. No grego a frase “achegai-vos a Deus…” é ENGIDZÕ TÕ THEÕ que significa estar próximo de Deus, ser possível de estar à mão. O sentimento estaria relacionado à oferta de sacrifício no templo no povo judeu, já no novo testamento, significa exatamente ADORAR A DEUS COM UM CORAÇÃO DEVOTADO, e o que é um coração devotado? Seria basicamente uma pessoa que tem sua vida dedicada extremamente e com fidelidade à sua religião, e religião que vem do LATIM RELIGARE que significa literalmente ligar novamente a Deus, portanto quando nos colocamos em movimento em nos achegarmos a Deus, estamos dizendo ao Senhor que queremos devotar a Ele toda honra, glória e louvor. Que não queremos mais ficar inertes no tempo e no espaço. Que não queremos mais perder a oportunidade de tornar o Nome do Senhor conhecido. Que queremos entender o local onde estamos, quais são as necessidades das pessoas, quais suas aspirações, e mostrar a elas que achegar-se a Deus é a solução, o remédio através do hospital chamado Igreja do Senhor, do Povo Santo de Deus. Aleluia.
Para estar em movimento é preciso…
II. Permitir Deus se achegue a você: Talvez uma das atitudes mais difíceis para uma pessoa, é permitir Deus se achegar a ela. Você pode dizer: “Que é isso pastor, todos queremos Deus, porque não permitir ele se achegar até mim?” Eu respondo que a questão não é querer Deus próximo, é permitir que Ele esteja próximo. O que estou tentando dizer é que na grande maioria das vezes, nós as pessoas, e mesmo os crentes, queremos agir com foco e determinação, buscando concluir nossos projetos, nossos ideais, e isso em muitos momentos nos permitem estarmos distantes de Deus o Senhor. Hoje, somos pessoas muitíssimo ocupadas com nossos afazeres, e por incrível que isso pareça claro que para um cristão devoto, dedicamos o mínimo de tempo para permitir Deus estar próximos de nós. Somos ocupados com nosso trabalho, nossas lutas, contas, horários do ônibus, do UBER, ocupados no compromisso com o programa predileto, ocupados
com os amigos da escola ou faculdade, pois ninguém é de ferro e precisamos ter vida social, enfim, por mais incrível que isso pareça, dedicamos pouco tempo em permitir Deus estar próximos. Acredito que em alguma atividade dessas que narramos, não a tempo de dedicação a Deus. E quando disse que fui incomodado por Deus com a palavra INÉRCIA, parece que ouvi algumas perguntas de Deus que diziam: Onde está a minha Igreja que pregava o evangelho? Onde está a minha Igreja que sarava o doente? Onde está a minha Igreja que alfabetizava? Onde está a minha Igreja que medicava? Onde está a minha Igreja que construía? Onde está a minha Igreja que restaurava? Onde está a minha Igreja que visitava? Bem, quando nos achegamos a Deus, diz o texto, ELE SE CHEGARÁ A VÓS. Deus quer manter com você uma relação de intimidade e como resultado dessa relação de intimidade Deus quer resultados que promovam a glória Dele e abençoe o próximo. O interessante que na história vemos Deus contando exatamente com pessoas muito ocupadas, Pastor Bill Graham em um dos seus sermões intitulado DEUS SEMPRE ESCOLHE PESSOAS OCUPADAS, cita alguns exemplos de pessoas chamadas por Deus para estarem próximas Dele no trabalho e na comunhão, como vemos: MOISÉS – Estava ocupado com o rebanho de Jetro, seu sogro, no monte Horebe, quando Deus o chamou para libertar o seu povo (Êxodo 3). GIDEÃO – Estava ocupado, debulhando trigo, para salvar o seu povo dos midianitas, quando o anjo lhe apareceu (Juízes 6.11-16). ELISEU – Estava ocupado, arando a terra com doze juntas de bois, quando Eli lançou sobre ele a sua capa (1 Reis 19.19-21). DAVI – Estava ocupado com o rebanho de seu pai, quando foi chamado para ser rei (1 Samuel 16.7-13). NEEMIAS – Estava ocupado, servindo vinho ao rei, quando sentiu a miséria de seu povo (Neemias 1). AMÓS – Estava ocupado, como pastor de ovelhas, quando Deus o chamou para denunciar a injustiça e a corrupção que reinavam no país (Amós 1). PEDRO E ANDRÉ – Estavam ocupados, lançando as redes ao mar, quando Jesus os chamou (Marcos 1.16, 17). TIAGO E JOÃO – Estavam ocupados, consertando as redes, quando Jesus os convidou para serem pescadores de homens (Marcos 1.19, 20). MATEUS – Estava ocupado, cobrando impostos, quando Jesus lhe disse: “Segue-me!” (Mateus 9.9-13) Deus deseja estar próximo de homens e mulheres dispostos ao trabalho. Deus não quer desocupado. Na introdução dessa mensagem dissemos que o significado de INÉRCIA estaria relacionado com alguns sinônimos da palavra, tais como APATIA, ESTAGNAÇÃO, INATIVIDADE, LETARGIA, IMOBILIDADE, MARASMO, DESÂNIMO, PROSTRAÇÃO, INDIFERENÇA, FRIEZA E INSENSIBILIDADE, então pergunto: VOCÊ SE SENTE UM INSENSÍVEL? VOCÊ É IMÓVEL? VOCÊ É APÁTICO? VOCÊ É O SÍMBOLO DO PRÓPRIO DESÂNIMO? Acredito que a grande maioria de nós não se sentiria confortável em ser identificado por essas qualificações, portanto, quando nos achegamos a Deus, Ele se chega para nós e nos revigora, nos motiva, nos impulsiona a um renovo espiritual e emocional que nos faz novos, que nos faz mais felizes, com desejo de VOLTAR AO PRINCÍPIO DE TUDO, DE SE ENCONTRAR NOVAMENTE CONTIGO SENHOR, NOS FAZ QUERER REVER CONCEITOS E VALORES, E DESPERTA O DESEJO DE RECONSTRUIR….
CONCLUSÃO
O Senhor mesmo te ajudará a ir até o fim, não espere você se sentir bem, se sentir limpo, se sentir puro, se sentir digno, para começar a buscar a Deus. Saia destes pensamentos que aprisionam as almas dos homens longe de Deus. Você apenas se achega ao Senhor como você está, e então Jesus irá transformar você. Jesus transforma não importa o quão ruim você possa estar hoje! O Senhor não se importou que Lázaro já fosse morto há 4 dias, e já cheirava muito mal, Ele o ressuscitou dos mortos. Isso quer nos dizer que se Jesus ressuscitou Lázaro dos mortos, Ele também pode ressuscitar a mim e a ti. Vamos crer em Jesus, pois não temos alternativa (nem queremos não é mesmo?). Tome a atitude, se ponha a buscar, e o Senhor virá te instruir, te guiar, fortalecer, corrigir, santificar, levar até ao fim com perseverança.
Hoje quero fazer um desafio a você, convidando você e sua casa para tomar uma atitude de mudança e fé nessa noite, portanto: Saia da inércia na prática da oração! Saia da inércia na prática da leitura bíblica! Saia da inércia na prática do bem, no serviço ao próximo! Saia da inércia – da paralisia – na frequência aos cultos e atividades da Igreja! Participe minha irmã e meu irmão – caminhe – creia – trabalhe para o Senhor com amor!
Tenha a certeza que Deus não abandona e não desampara aqueles que se achegam a Ele, pois Ele deseja estar próximo em todo o tempo, glorificando Seu Santo nome e abençoando os seus.
Ele não lançará fora os que se achegam a Ele, no dia de hoje, você pode entrar no Reino de Deus, receber Jesus, ter seus pecados perdoados. Não espere este tempo acabar, tome uma simples atitude hoje mesmo, de buscar ao Senhor, de simplesmente se lançar a buscar ao Senhor, se lance nos braços do Senhor confiadamente, ousadamente, Ele ouvirá o teu clamor. Clame de todo o coração e você o encontrará!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *